sábado, 25 de fevereiro de 2012

Os 9 dons espirituais


O apóstolo Paulo diz aos Coríntios: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de milagres; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a diversidade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer” (1 Cor. 12:1-11).

 - Primeiramente observe bem que os dons são dados a cada um para o que for útil, logo, se alguém achar que tem um dom e não conseguir trabalhar com ele, o tornando sem serventia, pode ser que esse dom seja apenas uma ilusão, ou um desejo humano. "Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?" (Hb 2:4)

 - É importante lembrar que os dons de Deus são sem arrependimento, isto é, são irrevogáveis, Deus não se arrepende de dar os dons, o que acontece é que muitas vezes a pessoa que recebe os dons prefere não usá-los. "Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento." (Rm 8:29)
 - Podemos observar nessa passagem a descrição de alguns do dons espirituais, os quais veremos a seguir com maior detalhes:

1) Palavra de sabedoria: não é como a sabedoria humana, mas é a sabedoria divina sendo usada por pessoas, geralmente vem junto com uma palavra de consolo ou até mesmo um sermão. 

"Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal." 
(Ex 28:3), 
"E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés" (Deu 34:9) 


2) Palavra de Ciência ou Revelação: se relaciona muito com o dom da sabedoria, pois devem andar juntas.

"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação" (Ef 2:17)

Significa dizer que Deus sempre nos revela seus desejos e propósitos, infelizmente as pessoas têm banalizado esse dom, achando que qualquer pensamento que lhe vêm à mente procede de Deus, mas para que haja realmente uso desse dom ele deve ser em santidade e de serventia para a igreja.

"E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho" (MT 2:12)


3)  “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2:8) 

Essa fé em crer que Jesus pode o impossível, em crer na escrituras e em crer nos milagres que podem ser operados é um dom que Deus nos concede, pois pela nossa razão humana jamais teríamos a fé.


4) Cura: Dom que se relaciona a cura de doenças, a restauração da saúde física por meio da ação divina.

"E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa .E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda." (At 3: 4,5,6,)




5) Operação de milagres: pode ter relação com o dom de cura, mas neste caso esse dom se relaciona com todo o tipo de milagre. Jesus era especialista em realizar milagres, tais como andar sobre as águas, multiplicar pães e ressuscitar mortos. Todos os feitos sobrenaturais que ocorrem em nossas vidas, sejam grandes ou pequenos, está relacionado com esse dom que Deus nos dá. 

"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas." 
(I CO 12:28)


6) Profecia:  não se relaciona necessariamente com coisas que ainda vão acontecer, mas é um dom baseado na vontade de Deus, nas sua exortação e fidelidade. É dado ao crente segundo a sua fé, se le não crer em profecia como receberá este dom? "De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;" (Rm 12:6)

O grande erro da igreja moderna ocorre quando se busca primeiro o profeta do que Deus, e quando o profeta se preocupa mais em profetizar do que buscar o Reino de Deus e a sua justiça. 

Deve-se haver muito cuidado em achar que é Deus quem está falando quando na verdade não é, chama-se profecias da carne, pois as consequencias são terríveis. 

"E acontecerá que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque falaste mentira em nome do Senhor; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão quando profetizar" ( Zac 13:3)

"Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome,que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele." (Dt 18:20,21,22)


7) Discernimento de espíritos: é o dom que Deus dá a pessoa para discernir se uma profecia é de Deus ou não, se uma palavra provêm do Senhor, se um espírito é de Deus ou de Satanás. As pessoas que possuem esse dom dificilmente são enganadas ou confundidas.

"E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro." (Ez:44:23)

Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." (Hb 5:14)

8) Variedade de Línguas: podem ser línguas conhecidas na terra ou línguas desconhecidas que são as línguas dos anjos "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos..." (I Co 13:1)

Esse tipo de língua não se aprende e geralmente não é entendida pela congregação, quem fala língua estranha nunca fica fora de si como se estivesse em transe, mas tem perfeito domínio sobre seu espírito. "E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas." (I Co 14:32)

A bíblia afirma, no entanto que é muito mais importante a menção das palavras que podemos compreender do que palavras que não entendemos. "Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida." (I Co 14:19)

9) Interpretação de línguas: significa quando alguém consegue "traduzir" as línguas estranhas.

"E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete." (I Co 14:19)

7 comentários:

  1. bom eu tenho 14 anos fui batizada pelo Espirito Santo no dia 11/06/12 as 20:30 da noite na igreja e eu estou meia confusa pois eu vi q o dom numero 2 de revelação é oque eu tenho , através de meus sonhos desde pequenina mais ou menos uns 4 anos mais tenho medo de falar com o meu pastor e não sei porque mais consigo ver demônios e anjos!!! gostaria de sua ajuda para poder intender sobre isso!!!

    ResponderExcluir
  2. eu presbitero lourival gostei muito deste estudo que deus assim os abencoe amem

    email lourivalgermano2011@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. a paz do SENHOR eu oro muito en linguas quero saber o que eu faço com esse don para edificar a igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zélia, Paz do Senhor. O dom de línguas, servirá para a sua edificação.

      Excluir
  4. A paz do Senhor ir. Zelia,vsa. tem que orar pedindo que Deus lhe conceda o dom da interpretação,conforme instrução do apóstolo Paulo ```e o que fala em língua procure interpreta-las ´´´.
    Em cristo
    Dc. Cassio

    ResponderExcluir